ISO 50001

ISO 50001 é a norma internacional que especifica os requisitos para um sistema de gestão de energia (SGE).

O propósito da ISO 50001 é permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar continuamente o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, o uso da energia e o consumo da energia.

A implementação bem-sucedida de um SGE (Sistema de gestão da energia) suporta uma cultura de melhoria do desempenho energético, que depende do comprometimento de todos os níveis da organização, especialmente da Alta Direção. Em muitos casos, isto envolve mudanças culturais em uma organização.

O desenvolvimento e a implementação de um SGE incluem uma política energética, objetivos, metas energéticas e planos de ação relacionados à sua eficiência energética, uso da energia e consumo da energia, atendendo aos requisitos legais e outros requisitos. Um SGE permite que uma organização estabeleça e alcance objetivos e metas energéticas, tome ações, conforme necessário, para melhorar seu desempenho energético, e demonstre a conformidade de seu sistema com os requisitos da norma ISO 50001.

Precisa falar com um especialista?

Nossos consultores e auditores possuem mais de 20 anos de experiência.