ISO 37001

ISO 37001 é a norma internacional que fornece requisitos e orientações para organizações implementarem um sistema de gestão antissuborno (SGAS).

Suborno é um fenômeno generalizado. Causa sérias preocupações sociais, morais, econômicas e políticas, debilita a boa governança, dificulta o desenvolvimento e distorce a competição. Corrói a justiça, mina os direitos humanos e é um obstáculo para o alívio da pobreza. O suborno também aumenta o custo de fazer negócios, introduz incertezas nas transações comerciais, eleva o custo dos bens e serviços, diminui a qualidade dos produtos e serviços, o que pode levar à perda de vidas e propriedades, destrói a confiança nas instituições e interfere na operação justa e eficiente dos mercados.

Na maioria das jurisdições, é um delito os indivíduos se envolverem em suborno, e existe uma tendência crescente de responsabilizar as organizações, bem como os indivíduos.

Apesar disto, apenas a lei não é suficiente para resolver o problema. As organizações têm, portanto, uma responsabilidade de contribuir proativamente para o combate do suborno. Isto pode ser alcançado por meio de um sistema de gestão antissuborno, e por meio de uma liderança comprometida no estabelecimento de uma cultura de integridade, transparência, abertura e compliance. A natureza da cultura de uma organização é crucial para o sucesso ou falha de um sistema de gestão antissuborno.

A política antissuborno e o sistema de gestão de apoio ajudam uma organização a evitar ou reduzir os custos, riscos e danos de envolvimento com suborno, promover a confiança nos negócios e melhorar a sua reputação.

Tire suas dúvidas com nossos especialistas

Se você está procurando os melhores consultores para certificação ISO, você está no lugar certo!