ISO 14001

ISO 14001 é a norma internacional mais reconhecida para sistemas de gestão ambiental (SGA).

O objetivo da Norma ISO 14001 é fornecer às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente e possibilitar uma resposta às mudanças das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. Esta Norma específica os requisitos que permitem que uma organização alcance os resultados pretendidos e definidos para seu sistema de gestão ambiental sem prejudicar as gerações futuras.

O sucesso de um sistema de gestão ambiental depende do comprometimento de todos os níveis e funções da organização, começando pela Alta Direção. As organizações podem alavancar as oportunidades de prevenção ou redução dos impactos ambientais adversos e intensificar os impactos ambientais benéficos, particularmente aqueles com implicações estratégicas e competitivas.

Criar e desenvolver um Sistema de Gestão Ambiental que resulte em escapar de multas impostas por órgãos voltados à proteção da natureza com alternativas que contribuam para um desenvolvimento sustentável, por meio de:

  • Proteção do meio ambiente pela prevenção ou redução dos impactos ambientais adversos;
  • Redução de potenciais efeitos adversos das condições ambientais na organização;
  • Auxílio à organização no atendimento aos requisitos legais e outros requisitos;
  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Controlar ou influenciar como os produtos e serviços de uma organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados usando uma perspectiva de ciclo de vida para evitar a transferência não intencional de impactos ambientais ao longo do ciclo de vida;
  • Alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado;
  • Comunicação de informações ambientais para as partes interessadas como, por exemplo, parceiros e clientes.

Tire suas dúvidas com nossos especialistas

Se você está procurando os melhores consultores para certificação ISO, você está no lugar certo!